Interna Noticias #2

21/07/2020

Veja como proteger o seu carro do coronavírus

Veja como proteger o seu carro do coronavírus

 

 

Não é mais novidade para ninguém que estamos vivendo tempos críticos por conta do coronavírus. A pandemia chegou ao Brasil com força e todos os cuidados necessários são essenciais para evitar a contaminação. Costumamos consumir informações sobre ações para prevenção do avanço da doença, potencialmente letal para idosos, pessoas com problemas respiratórios ou acometidas por baixa imunidade do organismo. Porém, pouco ouvimos falar sobre a prevenção em espaços como o interior dos automóveis.

Como o carro é um meio de transporte que as pessoas utilizam com frequência, ele acaba, potencialmente, sendo um transmissor do vírus. Pensando nisso, listamos algumas recomendações para você deixar seu veículo devidamente higienizado e seguro. Embora sejam medidas simples, os motoristas devem praticar essas atitudes a fim de evitar a transmissão do coronavírus dentro do automóvel. Confira:

Deixe o álcool em gel com fácil acesso

O uso do álcool deve ser feito logo após a entrada no veículo, antes de tocar no volante ou na alavanca de câmbio. Como é uma forma eficiente de eliminar o vírus quando não se pode lavar as mãos, é essencial contar sempre com um frasco ou dois para o uso imediato. MAS ATENÇÃO: procure não deixar o álcool com exposição direta ao Sol. Por se tratar de um produto inflamável deve ser armazenado com cuidado.

Mantenha as janelas abertas

Sempre há a discussão de manter as janelas abertas. Mas neste momento prefira manter o interior do carro arejado e com o ar externo circulando, principalmente se algum dos integrantes estiver com sintomas de gripe ou qualquer infecção respiratória. Lembre-se que ambientes fechados facilitam a circulação do vírus e favorecem o contágio.

Limpe a lixeira diariamente

A lixeira por si só não é nada higiênica, mas agora precisamos redobrar os cuidados. O ideal é esvaziá-la diariamente, principalmente se houver lenços de papel com secreções de olhos, boca e nariz, que podem conter vírus.

Bata os tapetes

Restos de comida, suor, sujeiras podem embolorar, juntar bactérias e fungos e até formigas e baratas. Aspirar, limpar, e pensar em higienização profissional, também é interessante.

Estofados sempre limpos

O Coronavírus pode sobreviver por dias em materiais como o tecido, o que pode facilitar o contágio dos passageiros no interior de veículos. Se o estofamento do carro for de tecido sintético, o melhor é usar água e sabão. Se for de couro também pode ser limpo com álcool líquido, mas, no longo prazo, o melhor é usar sabão em barra e água. Essa solução não costuma danificar o couro.

Hidrate o estofado de couro

Para não desgastar o couro do nesse momento em que a limpeza necessita ser mais assídua, faça uma boa hidratação Apesar do couro sintético não precisar de tanta hidratação, por não ser poroso, vale a pena hidratá-lo também para que ele não descasque ou rache por causa do ressecamento.

Conheça os três tipos de manutenção para o seu carro

Todos juntos!

Se todos seguirem as recomendações podemos a reduzir os níveis de contágio e as fatalidades causadas pelo vírus. Não se esqueça de divulgar essas práticas. Compartilhe essas recomendações nas suas redes sociais e, se possível, fique em casa.

Veja também: Como cuidar do seu automóvel durante a quarentena