w

Interna Noticias #2

21/04/2021

Saiba mais sobre a história e sucessos da Fiat

Saiba mais sobre a história e sucessos da Fiat

Por isso, resolvemos trazer algumas curiosidades sobre a marca italiana e sobre alguns de seus modelos que são emblemáticos no mundo inteiro.

A Fiat foi fundada por Giovanni Agnelli, em Turim, na Itália, no ano de 1899. Agora, se engana quem acredita que o sucesso da Fiat tinha foco no automobilismo desde o começo de sua história.

Origem do nome

Por muitos anos tinha-se que o nome da Fiat viesse da tradução da palavra do Latim, que significa “que assim seja”. Por algum tempo essa teoria foi alimentada, mesmo não sendo verdadeira.

Na verdade, o nome da Fiat é uma sigla sobre o nome original da marca que é “Fabbrica Italiana Automobili”.

Empresa criada para fabricar… trens?

Se engana quem acha que a Fiat começou diretamente no ramo automobilístico com a produção de carros. A empresa italiana tinha foco na produção de vagões e motores para ferrovias.

Somente na segunda guerra mundial que a montadora começou a fabricar veículos militares e motores para aeronaves. Após esse período, a empresa focou nos automóveis e o sucesso é reconhecido por todo o mundo.

Mas não tem como falar da Fiat sem lembrar de dois carros que fizeram parte da vida dos brasileiros: o Fiat Uno e o Fiat 147.

Fiat 147

O Fiat 147 foi o primeiro carro da montadora a ser fabricado no Brasil e o carro trazia junto com ele um grande diferencial: foi o primeiro veículo movido a álcool no mundo.

O carro que marcou época e está na história como um case de sucesso da Fiat teve o fim de suas atividades decretado de forma oficial em 1986. Mesmo com o fim da produção, o Fiat 147 ainda está presente no Brasil e no mundo, com algumas poucas unidades circulando por aí.

Fiat Uno

Talvez o grande sucesso da Fiat, o Uno teve, somente no Brasil, cerca de 4 milhões de unidades vendidas por aqui. Porém, se engana quem acha que o carro surgiu como sucesso.

A história do Fiat Uno começa no Brasil em 1984, mas o carro só começa a cair no gosto do brasileiro cerca de 6 anos depois, no ano de 1990.

O carro chama atenção pela economia e já nos anos 2000, foi lançada a versão Economy, com pneus de baixo atrito e um “econômetro” do painel, que fez sucesso em nosso país.

Recentemente, o Uno virou meme com o “Uno de firma”. O carro é sempre muito utilizado por empresas de telefonia e logística. No caso da telefonia, a escada sobre o teto do carro chamava a atenção e até a Fiat entrou na brincadeira, lançando a corrida de Uno com escada, para anunciar o lançamento do carro Cronos.

E aí, gostou desse conteúdo? Espalhe por aí!

<iframe allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen="" frameborder="0" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/PHNxVMyqkZk" title="YouTube video player" width="560"></iframe>