w

Interna Noticias #2

12/03/2021

Mulheres no automobilismo: passado, presente e muito futuro!

Mulheres no automobilismo: passado, presente e muito futuro!

O mundo do automobilismo é, em sua grande maioria, composto por homens, e esse número se comprova dentro de montadoras e também dentro do público consumidor.

Com o passar dos anos, as mulheres têm lutado por mais espaço nesse ramo, tentando se desvincular de rótulos e preconceitos quando o assunto é carro.

Pensando nisso, escolhemos quatro cases de mulheres extremamente importantes para a história. Confira!

 

Bertha Benz - Primeira motorista

Casada com Karl Benz, considerado o “inventor do automóvel”, Bertha em um dia, simplesmente pegou o Benz Patent-Motorwagen 3, triciclo motorizado da época, colocou os dois filhos e foi para a casa de sua mãe.

O trajeto de mais de 100 km de distância foi o primeiro feito por uma mulher. No caminho, Bertha teve diversos problemas de refrigeração e combustível, mas nada que a impedisse de chegar ao seu destino.

O trajeto completo foi de Mannheim com destino a Pforzheim, na Alemanha.

Hoje, existe o “Bertha Benz Memorial Route”, que é um roteiro turístico temático em Baden-Württemberg, na Alemanha. A rota recria o trajeto de Bertha como forma de homenagem ao feito.

 

Maria Teresa de Filippis - Primeira mulher na Fórmula 1

O auge das competições automobilísticas no mundo é a Fórmula 1. A principal categoria do automobilismo tem a presença, mesmo que ainda tímida, das mulheres em competições inferiores.

Maria Teresa de Filippis foi a primeira mulher a conseguir pilotar um veículo de Fórmula 1, no ano de 1958. O seu legado inspirou outras mulheres apaixonadas por carros a se aventurarem no mundo da alta velocidade.

 

Wulin Gaowa - Primeira designer-chefe da GM

A chinesa Wulin Gaowa vem fazendo história no ramo automotivo. A designer foi premiada, em 2010, entre os 10 melhores jovens designers da China.

O prêmio rendeu prestígio e uma posição inédita dentro de uma das maiores montadoras do mundo. Em 2012, foi anunciada como a primeira mulher a exercer o cargo de designer-chefe da GM.

 

Bruna Tomaselli - O futuro do Brasil no automobilismo

Bruna Tomaselli é catarinense e, aos 23 anos, caminha para se tornar um expoente do automobilismo brasileiro. Bruna disputará a W Series, categoria do automobilismo exclusivamente feminina.

Apaixonada por carros, Bruna frequenta as pistas desde os 7 anos de idade, através de corridas de Kart. A piloto conseguiu uma das 20 vagas após passar pelo rigoroso período de testes que a competição exige.

Cases de sucesso como Bertha Benz e Maria Teresa de Filippis inspiram gerações de mulheres que amam o automobilismo. Wulin Gaowa e Bruna Tomaselli preparam o caminho para mais anos de lutas e conquistas do público feminino no cenário mundial.

E aí, gostou desse tipo de conteúdo? Espalhe por aí!