w

Interna Noticias #2

08/04/2021

Conheça mais sobre a Volkswagen: história, sucesso e inovação

Conheça mais sobre a Volkswagen: história, sucesso e inovação

A Volkswagen é uma montadora alemã que surgiu ainda na década de 30, na Alemanha, com a criação do primeiro carro da companhia: o Fusca.

A montadora se tornou um sucesso no mundo inteiro e, em 1953 inaugurou suas instalações no Brasil, mais precisamente em São Bernardo do Campo, São Paulo.

No decorrer de sua história a montadora criou diversos carros de sucesso, como por exemplo: Fusca, Kombi, Golf, Gol, Jetta, Santana, Passat, Fox e muitos outros.

Em especial, dois modelos surgiram como sucesso absoluto de vendas no Brasil e no mundo e vamos falar mais sobre eles neste artigo.

 

Fusca e Gol: sucesso de vendas no Brasil e no mundo

 

O Fusca é um carro icônico no país e começou a ser produzido no Brasil em duas fases. A primeira de 1959 até 1986. Depois retomou as produções em 1993 e foi até 1996.

No mundo, o Fusca foi produzido ininterruptamente de 1938 até 2003. O carro foi um sucesso no mundo todo com mais de 21,5 milhões de unidades comercializadas na história.

Já o Gol foi, durante muitos anos, o carro mais vendido do Brasil com números que realmente impressionam.

Se estima que, no total, mais de 6,2 milhões de veículos já tenham sido comercializados só no Brasil. O número é mais do que o dobro do segundo colocado no ranking, o Fiat Uno.

 

Primeira montadora do país a utilizar freios ABS

Hoje o freio ABS é um item obrigatório nos carros que são produzidos no Brasil, mas essa inovação surgiu com a Volkswagen. O carro em questão foi o Santana, planeado em 1991 e lançado oficialmente em 1992.

O ABS (anti-lock Braking System, em inglês) foi um grande marco em segurança no automobilismo, tendo resultados realmente expressivos. Estudos comprovam que a tecnologia diminui cerca de 37% dos acidentes fatais.

A tecnologia é importante hoje e a Volkswagen surge como pioneira nesse acessório que, hoje, é indispensável em qualquer veículo.

 

Gostou desse conteúdo? Espalhe por aí!