Interna Noticias #2

14/08/2020

Como garantir uma boa compra de veículo seminovo

Como garantir uma boa compra de veículo seminovo

Na hora de comprar o seu seminovo, você deve fazer uma boa avaliação na segurança. Separamos algumas dicas para você fazer uma excelente compra!

No momento da compra deve-se verificar todos os itens de segurança desde a validade do extintor, a existência de chave de rodas, triângulo e até as condições do estepe. É interessante também verificar o nível de óleo e sua periodicidade de troca e solicitar até o histórico de manutenção do veículo, para que o futuro dono dê continuidade na conservação.

E o que deve ser checado em termos de mecânica?

Uma dica básica é ligar o carro em marcha lenta e verificar os níveis de ruído na cabine e de vibração do volante e da alavanca de câmbio – no caso de um modelo manual. Para avaliar com mais precisão, os especialistas recomendam, se possível, levar um mecânico de confiança no momento da compra.

Como é possível verificar se as revisões anteriores foram realizadas em concessionária?

É sempre recomendado que quando alguém for adquirir o veículo, dê preferência a modelos que venham com o manual do proprietário. Pois é nele que está registrado todas as revisões feitas em uma loja autorizada.

Há alguma forma de verificar se há pendências jurídicas?

Muitas pessoas ganham uma (ou mais) surpresa depois de comprar um veículo usado e/ou seminovo: uma multa ou pendência jurídica. Antes de efetuar a compra, consulte o portal do Detran e consulte sobre o veículo desejado através da placa e renavam.

Com ela é possível atestar a autenticidade da legalidade do motor e do chassi do veículo, bem como selos de fábrica, e nos vidros seu estado e decalques do número de chassis, além dos equipamentos obrigatórios

Como é possível checar a autenticidade do chassi e do motor?

É aconselhado pelo Detran que o comprador faça um acordo com o vendedor para realizar uma vistoria. Com ela é possível atestar a autenticidade da legalidade do motor e do chassi do veículo, além dos equipamentos obrigatórios (como pneu, extintor e espelhos retrovisores, entre outros). O laudo da vistoria poderá ser usado por até 30 dias após sua emissão no processo de transferência.

Esses são passos simples para que você faça uma compra sem ter problemas futuros. Siga-nos acompanhando para mais dicas!