Interna Noticias #2

08/06/2020

Como economizar combustível

Como economizar combustível

Muitos motoristas acreditam que a forma de conduzir o veículo não influencia na redução do consumo de combustível, e assim, gastam bem mais. Mas a verdade é que com práticas simples você pode economizar um bom dinheiro.

Segundo dados da GlobalPetrolPrices, o combustível brasileiro está entre os mais caros da América do Sul, situação que explica a importância de se economizar gasolina sempre que possível. Confira a seguir algumas dicas eficientes para economizar gasolina:

Encha o tanque pela manhã

O ideal é encher o tanque pela manhã, o mais cedo possível, quando a temperatura ambiente e do solo são mais baixas.

Como todos os reservatórios dos postos ficam debaixo da terra, o combustível pela manhã está mais frio. Por conta disso, a densidade da gasolina e do diesel é menor. Durante o dia, quando a temperatura sobe, os combustíveis tendem a se expandir. Por isso, se encher o tanque depois do meio-dia, o litro que você paga não é exatamente um litro.

Não apertar o gatilho da bomba ao máximo

Quando for no posto, peça para o frentista não apertar o gatilho da bomba ao máximo. Ao encher o tanque mais lentamente cria-se menos vapor, que acaba contabilizado na bomba.

Não espere o tanque estar muito vazio para abastecer

O combustível se evapora mais rápido do que você imagina e quanto mais ar no tanque, mais rápida é a evaporação. Os grandes reservatórios de gasolina e diesel das refinarias têm tetos flutuantes no interior, que deixam o ar separado do combustível para minimizar a perda por evaporação.

Planeje sua rota

Planeje sua rota e evite deslocamentos desnecessários. Escolher o melhor trajeto também auxilia na redução do consumo de combustível do seu veículo.

Não sobrecarregue o veículo

Estar sempre com carro cheio também contribui para aumentar o gasto de combustível. Cargas superiores a 10 quilos já influenciam no consumo, pois o motor terá que fazer mais força para colocar o veículo em movimento. Procure levar no carro somente o que precisar.

Evite acelerar e frear bruscamente

Evite acelerações desnecessárias, não pise no acelerador nas trocas de marchas. Ao dirigir de maneira agressiva, além de ser perigoso, não é interessante quando o objetivo é economizar combustível. Para prevenir o desgaste do motor, é importante trocar as marchas de forma suave e medir a força do pé no acelerador para não desperdiçar combustível.

Preste atenção na velocidade

Uma velocidade moderada ajuda a economizar o consumo de gasolina. Aqui também entram as leis da física: à medida que você aumenta a velocidade, aumenta o coeficiente de resistência aerodinâmica. Na maioria dos carros, o consumo de combustível aumenta em uma velocidade maior que 80 km/h. Por exemplo, a 96 km/h, o consumo de gasolina aumenta 14%. Se você não abusar da velocidade, pode economizar até 17,5%.

Reduza o uso do ar condicionado

O uso do ar condicionado está ligado diretamente ao consumo de combustível, já que o equipamento é operado pelo motor. Carros com menor cilindrada gastam mais com o ar ligado. Por isso, use o ar apenas quando realmente for necessário.

Conteúdo extra

Formação do preço da gasolina no Brasil

Segundo informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço da gasolina no Brasil envolve:

- os impostos federais;

- os impostos estaduais;

- o custo com transporte até os postos de combustível;

- as margens de lucro dos distribuidores e dos revendedores.

A média nacional confirma o que já sabemos: quase 50% do preço da gasolina é imposto. A soma do valor dos tributos federais e estaduais é, inclusive, maior que o custo do próprio combustível.

Quer ficar por dentro dos melhores assuntos sobre carros? Nos acompanhe por aqui e através do Instagram e Facebook.