Interna Noticias #2

25/05/2020

Como cuidar do seu automóvel durante a quarentena

Como cuidar do seu automóvel durante a quarentena

Devido a pandemia da COVID-19, a orientação é sair de casa apenas quando for necessário. Essa medida cria uma situação diferente para quem é apaixonado por carros, que é ficar algum tempo sem dirigir. Sendo assim, os automóveis necessitam de cuidados adicionais nesse período.

Todo carro que ficar parado por um longo período pode apresentar alguns defeitos na bateria, pneus, freio de estacionamento, embreagem, etc. O ideal é fazer um check-list para verificar esses itens e colocar em um lugar de fácil acesso para ir checando ao longo da quarentena. Para auxiliar você separamos alguns cuidados essenciais que garantem a saúde do seu automóvel.

Ar-condicionado

A recomendação é ligar o ar na temperatura mais fria por cerca de cinco minutos. Dessa forma você vai garantir a lubrificação do motor. Depois, coloque o sistema na temperatura quente, com o compressor desligado. A operação evita o mau cheiro e a proliferação de fungos nas tubulações e filtros úmidos.

Bateria

Para evitar a descarga, o carro deve ser ligado pelo menos a cada duas semanas, desde que não esteja em uma garagem fechada, pois os gases do escapamento podem ser muito prejudiciais à saúde, ou até letais em quantidade excessiva. O veículo deverá ficar com o motor acionando por cerca de 20 minutos.

Freios

Em locais expostos ao tempo, ou com umidade elevada, pode ocorrer oxidação dos discos de freio causados pelos resíduos das pastilhas de freios. Nas primeiras frenagens pode ocorrer um barulho anormal decorrente desta oxidação, e que tende a desaparecer conforme a utilização.

Interior

Um carro parado pode ficar mais sujo do que você imagina, principalmente em garagens abertas. Por isso, procure algum serviço de lavagem a seco em domicílio ou lave você mesmo o seu veículo. Depois disso, cubra com alguma capa macia vai manter a limpeza por mais tempo. Deixe o veículo aberto por alguns minutos pelo menos uma vez por semana para evitar a formação de bolor é necessário deixar

Pintura

Caso o veículo fique exposto ao tempo, é necessário cobri-lo com uma capa. Lavá-lo antes da imobilização para evitar que agentes externos como detritos de animais, insetos ou sujeiras provoquem manchas irreversíveis.

Pneus 

Mantenha o pneus calibrados (não esqueça do estepe para qualquer emergência). Mantenha o índice máximo de calibragem, valor que pode ser conferido no manual. Esse valor pode estar destacado como “índice de carga”, que é a calibragem usada para rodar com o veículo totalmente carregado.

Uma dica importante: peça para que algum funcionário do posto faça isso, para que você não tenha que tocar no equipamento. Assim você protege os funcionários de qualquer contaminação, visto que eles precisam manusear o calibrador todos os dias.

Durante a quarentena, é bem provável que o uso do seu automóvel será apenas para trajetos curtos necessários. Como o carro fica ligado por um curto período, não dá tempo para que a temperatura ideal de funcionamento do motor seja atingida. Quando tudo voltar ao normal, é bom trocar o óleo lubrificante, mesmo que o prazo normal ainda não tenha sido atingido.